6 de fevereiro de 2011

Curiosidades da Aviação Comercial

Pra quê retornar o assento para a posição vertical num avião?

Você vem voando sossegado, o encosto do assento para trás, lendo sua revistinha ou ouvindo música. E aí começa a descida para o lugar que você vai estar em instantes. Ao passar por aproximadamente 18.000 pés ( aprox. 6.000 metros), escuta a voz do comandante nos alto-falantes:
“Tripulação, preparar para o pouso, 50 graus em Quixeramobim”

Logo depois entra a comissária pedindo para todos afivelarem os cintos, fechar as mesinhas e retornar o encosto de sua poltrona para a posição vertical.
Alguma vez já se perguntou porquê diabos você tem que retornar o assento pra posição vertical desconfortável no momento do pouso? Se você acha que é pra proteger suas costas em caso de batida, errou.

Resposta: Por questão de segurança em caso de uma evacuação em emergência.
Imagine a seguinte situação: Um passageiro de porte grande, tipo Ed Motta ou Jô Soares sentado na janelinha e de repente tem que sair correndo e o cara da frente deixou o assento confortavelmente reclinado.. vai ser difícil sair né? Mesmo se você for magrinho, um décimo de segundo pode significar a diferença entre a vida ou a morte em uma emergência.

E falando em décimos de segundo, sabe porquê as luzes da cabine são apagadas para a decolagem a noite?

No caso especifico das luzes da cabine, e’ para melhorar a sua visão em uma emergência caso seja necessário evacuar o avião rapidamente durante a noite.

Exemplo: O que acontece quando o dia ta’ muito claro e você entra num túnel escuro? Sua visão demora a acostumar e esses preciosos segundos numa evacuação de emergência podem significar a vida ou morte de centenas. Então e’ aplicado o principio oposto, a cabine e’ escurecida e caso haja um problema, as luzes de emergência do piso se acendem e como você já esta na penumbra vai ver rapidamente qual caminho tem que seguir pra sair do avião. :)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

PS: Conheci um excelente site sobre aviação para os amantes, de onde retirei esse texto, vale um clique: http://www.avioesemusicas.com/

Nenhum comentário: