18 de outubro de 2010

Curiosidades Naturais da Natureza Natural

   Mais uma vez eu peço desculpas por não postar diariamente, mas acho que todos já sabem que eu estou sem PC. Então peço só mais um pouquinho de compreensão. Pelo menos até amanhã...
   Agora vamos ao que interessa!

Qual velocidade atinge um Tiranossauro rex?
Lembra da cena do filme "O Parque dos Dinossauros" em que o Tiranossauro rex persegue um Jeep a 80 km/h? Coisa de cinema. O biólogo John Hutchinson, da Universidade Stanford, e o engenheiro Mariano Garcia, de Cornell, garantem que o mais famoso carnívoro era tão rápido como uma galinha. A velocidade do animal extinto era de no mínimo 16 km/h (como a de um camundongo), e de no máximo 40 km/h (o mesmo que um cachorro).



S.O.S. vegetal

Recentes pesquisas realizadas por uma equipe do Instituto de Ecologia Química Max Planck em Jena, na Alemanha, mostraram que as plantas emitem sinais de socorro quando são agredidas. Na experiência, plantas de tabaco, milho, tomate, pepino, dentre outras variedades, ao serem atacadas por larvas, emitiram uma mistura de componentes químicos voláteis para atrair predadores de insetos. A descoberta do alarme olfativo, além de fornecer importantíssimas informações sobre como os vegetais se defendem, ainda pode ajudar os cientistas a desenvolver pesticidas não-tóxicos, afirmam Ian Baldwin e Andre Kessler, responsáveis pelo estudo.



Se o gelo afundasse na água talvez não houvesse vida na Terra
Contrariando a regra geral da natureza, o gelo, estado sólido da água, é mais leve que o líquido, flutuando ao invés de afundar. Tal fato ocorre porque a água expande-se ao solidificar, fenômeno esse de extrema importância para a vida no planeta. Imagine se cada iceberg afundasse assim que se formasse. Logo teríamos o fundo dos oceanos cobertos de gelo. Aos poucos, mais e mais gelo acumularia até que grande parte da água solidificasse. Apesar do gelo flutuar, a água gelada desce, garantindo assim uma contínua oxigenação no fundo dos mares, lagos, etc. A natureza realmente parece saber o que faz.

 
 
Gatos se lambem por precaução

Os gatos constantemente lambem o corpo todo, o que lhes rendeu a fama de bichos muito higiênicos. O ritual, que normalmente começa passando a áspera língua nas patas, que lavam a cabeça e orelhas, para depois lamber o restante do corpo, nasceu de um instinto de defesa do animal. Após as refeições, os antigos gatos se banhavam para retirar o cheiro do alimento que os impregnava, odor que poderia atrair a atenção de predadores diversos.



O repelente natural e ecológico
A citronela é uma planta parecida com capim, originária da Ilha de Java, na Indonésia, que possui características interessantes, mas ainda pouco aproveitadas pelo homem. O vegetal é rico em citronelal e o geraniol, substâncias que dão a ela um odor cítrico semelhante ao do eucalipto. Devido a isso, pode-se usá-la como aromatizador e em produtos de perfumaria. Mas não pára por aí, a citronela possui outra qualidade: o mesmo cheiro que agrada tanto aos humanos é insuportável aos insetos, como moscas e mosquitos, característica que faz dela um repelente natural, além de ecológico, pois espanta os animais ao invés de matá-los. Segundo a aromaterapia, a citronela também funciona como antidepressivo, anti-séptico, desodorante, tônico e estimulante

 

Nenhum comentário: