6 de setembro de 2010

Recordes Curiosos

 O monarca mais pesado
O monarca mais pesado da história é o rei Taufa´ahau Tupou IV, de Tonga, um pequeno arquipélago localizado no Sul do Pacífico. O recorde data de setembro de 1976, quando, aos 58 anos, ele pesava 209,5 kg.

A doença mais antiga
A doença conhecida mais antiga do mundo é a lepra, cujos primeiros registros datam de 1350 a.C.. Apesar da idade, um tratamento rápido e eficaz contra ela só foi descoberto no início dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia. A moléstia é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e ataca principalmente os nervos e pele, podendo causar deformações em estágios mais avançados. Devido ao preconceito com o qual a doença é encarada, seu nome foi mudado no Brasil para hanseníase.


O ovo de Páscoa de 9 metros
Além de ter-se tornado o centro da cultura ucraniana da província canadense de Alberta, a cidade de Vegreville, com 5.300 habitantes, tem mais um motivo para justificar a fama: o maior ovo de Páscoa conhecido! Ele tem nove metros de altura e é decorado em tradicional estilo ucraniano. Sua construção deu-se em 1975 para comemorar o centenário da fundação da Real Polícia Montada do Canadá em Alberta (embora não se possa ver a relação entre o ovo e a polícia). A rainha Elizabeth e o príncipe Phillip inauguraram a plaqueta junto ao ovo durante a sua visita em 1978. O festival ucraniano é realizado em Vegreville durante a primeira semana de julho.


Calculando o Pi
O número Pi é uma dízima infinita que comumente representamos por 3,14..., apesar de serem inúmeras as casas que podem ser calculadas após a vírgula. O mais famoso dos números irracionais causa um fascínio tão grande em determinadas pessoas que elas passam a se dedicar a calcular mais e mais decimais. De acordo com o Guiness Book of Records, o professor Yasumasa Kanada, da Universidade de Tóquio, e o doutor Daisuke Takahashi detêm o recorde de número de decimais do Pi calculado até hoje. Os dois chegaram a um resultado que soma 206.158.430.000 dígitos após o 3,141.


A temperatura mais baixa
A menor temperatura já registrada na Terra foi de -89,2ºC, na Estação Científica Vostok, na Antártida. O registro foi feito em 21 de julho de 1983, quando a estação ainda pertencia à URSS. Atualmente ela é administrada em conjunto por russos, franceses e americanos.


Os animais mais rápidos do mundo
O animal mais rápido do mundo é o gavião. Pode atingir a velocidade de 320 quilômetros por hora. No mar, o recorde é do peixe-voador, com 108 quilômetros horários. Entre os animais terrestres, há dois campeões: em distâncias curtas, a chita (ou guepardo), com 100 km/h; nas distâncias maiores, a gazela com 96 km/h.


   Créditos para Portal Terra Curiosidades

Nenhum comentário: