20 de setembro de 2010

Curiosidadades de Marcas e Ícones

Personagem Pac-Man foi inspirado em pizza
O Pac-Man foi criado por Tohru Iwatani, designer do jogos da Namco do Japão, em 1980. O personagem foi idealizado durante um jantar entre amigos, inspirado em uma pizza com uma fatia faltando. Seu nome original, logo abandonado pela companhia, era Puck-Man. A mudança do nome foi decidida para evitar que "Puck" virasse um trocadilho maldoso entre falantes da língua inglesa.


Eleonor Thorton, o símbolo da Rolls Royce
A imagem da "mulher voadora" colocada sobre os capôs da Rolls Royce são hoje sua marca registrada. A primeira dessas estatuetas, conhecidas como Spirit of Ecstasy (espírito de êxtase), foi encomendada por lorde de Montagu, assim que recebeu seu carro feito a mão, em 1911. A modelo foi sua secretária, Eleonor Thorton, por quem o nobre tinha explícita admiração. O escultor Charles Sykes foi quem recebeu a tarefa do lorde para fazer uma escultura que representasse a amada sentindo o vento e a "música" do motor de sua nova máquina. Akyes cedeu os direitos de cópia à Rolls Royce, com a condição de que ele fosse o único a produzir as peças. Somente em 1939 a obra virou equipamento padrão da fabricante.


Existiu o abominável homem das neves?
Os jornais deixaram de falar sobre Ieti, o "abominável homem das neves", porque se descobriu que era uma fraude montada pelos sherpas, nativos que vivem no sopé do Everest. A não ser eles, não há quem tenha visto o tal monstro branco e peludo. Os sherpas vivem do turismo, e por isso criaram a lenda assustadora, estratégia usada diversas vezes, diga-se de passagem, na história da humanidade. Para alimentar o mito, vendem - a bom preço - como sendo do homem das neves, pedaços de pele do urso azul, animal nativo da região.


Nintendo, a centenária empresa de video games A Nintendo foi fundada em 1889 por um artesão chamado Fusajiro Yamauchi, no Japão. A empresa, que é hoje uma das líderes mundiais no mercado de video games, produzia cartas de baralho chamadas Hanafunda, um conhecido passatempo da época, partindo para a América 20 anos depois, com baralhos ocidentais. Apenas em meados da década de 50 é que a empresa entrou no ramo de brinquedos, até que em 1975 assinou um contrato com a Magnavox, distribuindo o velho Odissey no Japão. Dois anos mais tarde, eles lançaram sua própria plataforma em parceria com a Mitsubishi Electrics, o Color TV Game 6, que rodava algumas versões diferentes de Tênis e vendeu seis milhões de cópias.


O Papai Noel foi reinventado pela Coca-Cola
A imagem do Papai Noel como conhecemos hoje foi criada em 1931 por um sueco beberrão chamado Haddon Sundblon, numa tentativa extremamente bem sucedida da Coca-Cola em conquistar o público infantil. Pensando em agarrar cedo a próxima geração de consumidores, a Companhia investiu na publicidade dirigida a menores de 12 anos, mesmo havendo um grande tabu quanto a isso na época. Esse enfoque acabou reformulando a cultura popular americana. O Papai Noel de Sundblon era o homem da Coca-Cola perfeito - eternamente alegre, alto, vermelho vivo, metido em situações engraçadas envolvendo um conhecido refrigerante como recompensa por uma dura noite de trabalho entregando brinquedos. Antes das ilustrações de Sundblon, o santo do Natal fôra variadamente vestido de azul, amarelo, verde ou vermelho. Na arte européia ele era em geral alto e magro, ao passo que Clement Moore o descreveu como um elfo no "The Night Before Christmas".

Créditos para Portal Terra Curiosidades

Nenhum comentário: