Pretzels salvaram Viena de ataque turco
Há uma história que conta que, por volta de 1510 d.C., Viena sofreu seguidos ataques turcos. Os invasores, sem sucesso nas tetantivas de derrubarem os portões da cidade, decidiram ardilosamente cavar um túnel por baixo dos muros. Para se aproximarem sem chamar a atenção dos citadinos, os orientais esperaram a cidade dormir, assim fariam um ataque surpresa na calada da noite. Eles não contavam, entretanto, que um grupo de confeiteiros houvesse ficado acordado durante a madrugada para fazer seus deliciosos pretzels e vendê-los fresquinhos na manhã seguinte. Os dedicados cozinheiros ouviram o barulho da aproximação dos turcos e logo acordaram toda a cidade, que prontamente colocou os atacantes para correr.
Mais uma vez os padeiros salvaram o dia! Obrigado padeiros!
Você já viu um kanikama vivo?
O kanikama, fruto do mar com sabor semelhante ao siri, não é uma espécie de animal marinho. Muito usado na culinária japonesa, o "kani" é na verdade carne de peixe processada, que vira um tipo de massa após a industrialização. O Brasil consome cerca de duas mil toneladas de kanikama por ano em canapés, saladas, sushis e outras delícias exóticas.
É como o hambúrguer para os asiáticos, só que com ingredientes do mar...ou não.
Sorvete de arroz - o original
Foram os chineses que inventaram o sorvete, há 4 mil anos. A deliciosa receita era composta por uma pasta feita de leite, arroz e neve. Porém, para nossa sorte, Marco Polo levou a guloseima à Itália, onde foi aperfeiçoada, tornando-a mais semelhante ao sorvete que comemos hoje. Já a idéia das sorveterias surgiu na França, em 1660.
E foi esse guri que ensinou a melhor utilidade para o sorvete CLIQUE AQUI
Chocolate, veneno letal aos cachorros
Há um composto químico no cacau chamado teobromina, semelhante à cafeína, que é extremamente tóxico aos cães quando ingerido em certa quantidade (100 a 150 ml por quilo do cachorro). Cada tipo de chocolate detém uma quantidade diferente de teobromina, ficando muito difícil aos criadores saber o quanto pode-se dar ao seu melhor amigo. Não é tão incomum um cachorro atacar uma cesta de Páscoa e comer meio quilo de guloseimas. Nesse caso, se o cachorro for pequeno, a travessura pode ser fatal. O melhor a fazer é manter o cachorro em dieta permanente, mesmo que ele fique quase louco ao escutar o barulho do papel alumínio e sentir o cheiro do doce.
Isso explica porque eu nunca quis cachorros. Não respeito quem não gosta de chocolate ou morre ao comê-lo.
Cacau era moeda entre os maias
As sementes de cacau tinham grande valor para os maias, povo nativo da América Central. Além de usá-las para fazer o "tchocolath", bebida de rituais sagrados, cerimônias e considerada medicinal, as sementes tinham função de moedas. 400 delas formavam um zontli, enquanto o portador de oito mil sementes tinha na verdade um xiquipilli. Quanto isso representava? O preço de um coelho era oito sementes, já um escravo podia ser adquirido por apenas 100 unidades (ou 0,25 xiquipillis).
Sempre soube que os escravos custavam pouco, mas 0,25 xiquipillis já é demais também! Não é só pelo fato de ser 1/4, mas por ser XIQUIPILLIS!
Créditos para Terra Curiosidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário